terça-feira, 28 de setembro de 2010

Possuiam todos os dons?

Ao lermos a carta de Paulo aos coríntios, logo no primeiro capítulo observamos a preocupação do apóstolo concernente aos dons espirituais. De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, (1Co 1.7).

Tavez você esteja pensando, não era uma preocupação e sim uma afirmação que nenhum dom faltava na Igreja de Corinto. Creio que como eu, você tenha ouvido diversas vezes pregações eloquentes acerca desse assunto. Estudos bíblicos falando que a igreja de Corinto possuia todos os dons, mas em compensação era uma igreja desordenada. Existe um principio em hermenêutica que diz: A Bíblia interpreta a Bíblia. Vejamos algumas coisas que Paulo disse aos irmãos de Corinto:

a)Acerca dos {dons} espirituais,não quero, irmãos, que sejais ignorantes,(1 Co 12.1)

b)Segui a caridade e procurai com zelo os {dons} espirituais, mas principalmente o de profetizar,(1 Co 14.1).

No primeiro tópico, Paulo esta demonstrando sua preocupação com a igreja de Corinto acerca dos dons espirituais. Porque ele não queria que eles continuassem ignorantes no assunto. Ora se a igreja de Corinto possuia todos os dons, porque então o apóstolo estaria preocupado acerca da ignorância deles sobre o assunto?

No segundo tópico, Paulo recomenda os irmãos de Corinto a seguir a caridade(amor)e procurar com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Ora se eles possuiam todos os dons, como Paulo pede para eles procurarem os dons?

Essas perguntas tem respostas, porque a Bíblia é algo fantástico que Deus deixou para a humanidade como fonte de conhecimento!

Nesse caso em que estamos analisando, uma letra faz com que nossa mente que esta treinada com a lingua portuguesa, pense logo que a igreja de Corinto possuia todos os dons. A palavra do texto que lemos esta assim: que nem um dom vos "falta". Se eu substituir a palavra falta por falte mudaria todo o sentido do texto, e com isso estaria sendo coerente com as demais recomendações de Paulo a igreja de Corinto acerca dos dons espirituais. Você pode estar perguntando, mas Pr Marcos Mota, então eles não tinham todos os dons espirituais? Eu digo que não. Porque o texto grego quando usa o verbo faltar é ύστερέω(risteréo, forma de pronunciar) fala de algo que nós não temos.

Apesar que no texto grego "ύστερέω" está na forma infinitivo do presente médio como "ύστερεισθαι". Agora que já fizemos a interpretação podemos entender as recomendações e preocupações do apóstolo Paulo com a igreja de Corinto acerca dos dons espirituais. Era a igreja mais problemática do ministério de Paulo. Mas com a operação dos dons espirituais na igreja as pessoas voltariam mais para o espiritual e esqueceria as coisas carnais, porisso Paulo insistia com eles para se apegarem aos dons espirituais, Amém!

2 comentários:

  1. Pr. Mota,
    A paz de Cristo!
    Muito esclarecedor e atual! Deus o abençoe para sempre lançar estudos de grande nível...

    Abs,
    Deus o abençoe!
    Natanael
    natanaellima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, muito estimulou-me a continuar escrevendo matérias como esta, Fique com Deus irmão Natanael Lima!!!

    ResponderExcluir