segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Halloween (ocultismo)

HALLOW = SANTIFICADO, SAGRADO
EEN = ABREVIAÇÃO DA PALAVRA “EVENING” = NOITE

Esta festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam.

POR QUE? 31 de outubro é um dia muito importante na bruxaria. Para os satanistas é um dia especial. E POR QUE?

É quando se encontram com adeptos do mundo inteiro para o ritual de culto em adoração e sacrifícios a seus deuses.
Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais".Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.
NINGUEM FAZ SEGREDO DISSO E NÃO É OPINIÃO DE POUCOS.
Historiadores, antropologistas, enciclopédias e a mídia tornam claro que o Halloween e suas tradições estão enraizadas na bruxaria e no satanismo. Por que muitos cristãos ainda tem dúvidas?

Talvez porque não conheçam a verdade.

ONDE COMEÇOU O HALLOWEEN? Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração a Samhaim em 31 de outubro. O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte".

Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".O DEUS DA MORTE PERMITIA AOS MORTOS VOLTAR A TERRA E ISTO CRIAVA UM AMBIENTE DE TERROR. POR QUE? Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, que era no dia 31 de outubro, se introduzia a estação das trevas. os espíritos dos seus ancestrais sairíam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas.

Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos. Eles deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.

Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acesas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses.

Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades. Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.

EXISTE UM CONTRASTRE MUITO GRANDE ENTRE OS FATOS E AS IMAGENS DO HALLOWEEN COM O CRISTIANISMO. FALAR SOBRE OS SIMBOLOS E PRATICAS.

A mensagem de amor, paz, caridade e esperança de Jesus Cristo é completamente contrária às imagens sangrentas, que retratam bruxas, mortos saindo de túmulos, vampiros e outros monstros. Halloween é na verdade uma celebração da maldade.

Por mais que se pareça uma brincadeira, você acha que ter um contato com mortos ou estar querendo entrar em contato com eles seja uma brincadeira? ALGUNS PODEM DIZER ISSO É EXAGERO.. ISTO TUDO É SÓ UMA BRINCADEIRA! VAMOS PENSAR LOGICAMENTE JESUS, o Filho de Deus, sempre considerou a astúcia e terrível maldade do diabo. Jesus é a única Autoridade a quem o diabo teme.

Por que brincaria eu com o diabo, se nas páginas da Bíblia encontramos sérias advertência para fugir, estar distante dele? Com o diabo, não se brinca. O que ele quer é devorar vidas! (1 Pe.5.8).

VAMOS VER O QUE BÍBLIA DIZ A RESPEITO DESTAS PRÁTICAS?
“Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o Eterno, o Deus de vocês” (Levíticos 19.31).

“Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha. Que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas,... Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. (Deuteronômio 18. 10 – 13).

"Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro" (Mateus 6.24). Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios (1 TIMÓTEO 4•1).

"Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados" (EFÉSIOS 5•1). Aparentemente, este texto nada tem a ver com Halloween. Mas, se formos analisar o momento histórico de Éfeso no tempo em que o apóstolo Paulo lhes escreveu esta carta, entenderemos que este versículo está relacionado a nós hoje, não só pela similaridade da cultura pecaminosa, mas também pela mesma pressão sofrida pela igreja de Cristo, que também os nossos irmãos cristãos sofriam naquela época.

Éfeso era a capital da província da Ásia menor, uma das grandes metrópolis da época, com mais de 250.000 mil habitantes, e chamada a guardadora do templo a grande deusa Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Diana a deusa da fertilidade e do sexo, adorada no templo com ofício sacerdotal de aproximadamente 6 mil mulheres, com ritos de prostituição.

O templo e suas práticas era o centro da vida econômica, social e até moral de toda a cidade de Éfeso. Confeccionavam e vendiam estátuas, sacrifivam animais, prostituiam o povo físicamente, moral e espiritualmente. A atenção de todo o povo da cidade de Éfeso estava voltada para o templo da deusa Diana que marginalizava aos contrários as suas práticas, tornando-os indesejáveis diante de todo o povo.

O apóstolo Paulo preocupado com a situação dos cristãos efésios, envia esta carta com a advertência de que se posicionem diante das práticas profanas da cultura de Éfeso, e, como filhos amados Deus, O imitem e façam somente aquilo que Lhe agrada.

Diante do exposto, podemos concluir que esta mesma advertência feita ao povo de Éfeso é direcionada a nós hoje também, para que nos posicionemos diante de tudo que é contrário ao agrado de Deus, levantando a bandeira do Evangelho de Cristo Jesus e, com coragem, vivermos o Evangelho pleno.

Mesmo que todos participem do Halloween, ou que até venhamos a sofrer por não aceitarmos participar de suas práticas, devemos nos posicionar diante desta cultura profana como nos adverte o apóstolo Paulo: "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados" (Efésios 5.1).

2 comentários:

  1. Paz em Cristo Pastor Mota!
    Meu caro amigo Pr. Guedes o indicou para visitação e apreciação das leituras. Fiquei alegre em ver o amado Pr. Eliel em seu blog...ele me influenciou muito no ministério!

    Deus o abençoe...

    Natanael

    ResponderExcluir
  2. Paz meu amigo Natanael Lima. Obrigado por seguir meu blog. O pastor Eliel é um grande amigo,Deus o abençoe e lhe guarde, abraços!!!

    ResponderExcluir