segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como todos pecaram?


Rom 5.12 – Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.

1- Alguns interpretes dizem: "Em Adão";, isto é, todos os homens participaram, em Adão, do pecado original, e contra esse pecado é que o juízo foi proferido. Essa idéia é frisada por causa da analogia com o ato isolado de justiça que nos outorgou a justificação. A expiação de Cristo foi exatamente esse ato, mediante o qual somos justificados, e não mediante inúmeros atos de justiça que porventura pratiquemos. Por semelhante modo, somos julgados por causa de um único ato – o pecado de Adão – do qual todos participamos. Há evidências rabínicas em favor dessa idéia.

2- Outros afirmam que em Rom 5.12 fala de pecados individuais (e essa opinião é confirmada pela maioria dos intérpretes). Também há evidências rabínicas quanto a esse ponto de vista.

3- Talvez seja melhor misturar esses pontos de vista. O homem nasce com o pecado original. Ele pecou em Adão. Mas cada indivíduo também tem seu próprio pecado. E ambas as modalidades o condenam. Isso está em consonância com os princípios ensinados em Rom 2.6, cada um será finalmente julgado de acordo com suas próprias obras. O pecado de Adão é a raiz; os pecados da humanidade são os ramos; os pecados individuais são os frutos. A sentença de julgamento recai sobre a árvore inteira, e não apenas sobre uma parte da mesma. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Rm 3.23.

Como ilustração do que Paulo procurava dizer aqui, podemos usar uma árvore, com suas raízes, com seu desenvolvimento acima do solo e com seus frutos. A realidade de tudo quanto uma árvore é que se origina de suas raízes. Uma árvore, entretanto, é bem mais do que apenas as suas raízes; pois também consiste no grande tronco que se eleva da superfície do solo. Também inclui até mesmo os seus frutos. Ora, outro tanto sucede no caso do pecado. A raiz é o pecado de Adão, e o juízo divino foi pronunciado contra a raiz. Mas o pecado também desenvolveu o seu tronco, visível para todos, o que representa o princípio do pecado, que opera neste mundo. Finalmente, o pecado tem seus frutos, o que significa os atos individuais de todos os homens. Ora, tais atos também produzem o julgamento, determinando a intensidade do mesmo, porquanto a declaração bíblica, freqüentemente repetida, é que os homens serão julgados de acordo com as suas obras. Portanto, para dizermos toda a verdade, o pronunciamento original do julgamento foi contra a transgressão de Adão, de cujo julgamento todos os homens são apresentados como participantes. Jesus é o único que pode livrar o homem do pecado que o leva de passos largos ao inferno. Ao morrer na cruz do calvário, derramando seu sangue inocente em favor da humanidade, Jesus nos comprou, nos resgatando das garras de Satanás e da escravidão do pecado. De maneira que, quando uma pessoa aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador, os seus pecados são purificados e o seu nome é escrito no livro da vida. Dou graças a Deus porque fui alcançado por essa tão grande salvação, a qual me transformou em um novo homem, para louvar e glorificar o nome do meu Senhor Jesus Cristo. Amém.













Nenhum comentário:

Postar um comentário