terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jesus suou gotas de sangue?

Esta pergunta poderia ser uma afirmação por várias razões:

1- Porque a maioria das Bíblias afirmam isso: E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão.(Lc 22.44)

2- Porque todas as mensagens que ouvimos acerca do fato, afirmam que Jesus suou grandes gostas de sangue.

3- Porque muitos falam que Jesus teve uma hematidrose. O que é uma hematidrose? A Hematidrose é um fenômeno raríssimo, apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento, causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose.

A hematidrose pode ser mais entendida como uma transpiração de sangue acompanhada de suor,Hematidrose (hêmato+hidrose).

Por todas essas razões você poderia dizer: Então não é uma pergunta é uma afirmação.
É exatamente assim que gosto que você pense, porque é o pensamento de quase todos, e não esta errado pensar assim, haja visto que sempre lemos, e aprendemos desta maneira.

Quando quiz estudar o grego foi para entender a etimologia das palavras e ter um esclarecimento de todos os textos que eu poderia estar estudando. E foi exatamente quando um dia me deparei com um texto em uma apostila que eu iria lecionar para um curso médio de teologia que me chamou atenção. Porque o texto dizia que Jesus suou grande gotas como que de sangue.

Imediatamente recorri ao texto grego e vi que essa palavra "como" estava no texto em grego. Tive um professor que sempre dizia: Quem lê o grego come da raiz da árvore, mas quem não lê, come da copa da árvore. Isso não é desmerecer o texto em português, pelo contrário, sou grato a Deus por ter servos capacitadíssimos como João Ferreira de Almeida e outros que fazem parte de comissões de interpretação da Bíblia. Como quero colaborar com todos que visitam meu blog, gostaria de deixar a palavra que muda todo o sentido do texto; ώσεί—1. partícula denotando comparação, como, semelhantemente, algo como.

É o mesmo caso da visão de João na Ilha de Patmos. Os pés de Jesus não era latão reluzente, mas como. Se formos fiéis ao texto que não é o original, mas cópia dele, poderíamos afirmar que Jesus suou grandes gotas como que de sangue. Esta é a maneira exata de interpretar o texto. Mas deixo uma recomendação aos pregadores e ensinadores. Não criem dissenções em suas igrejas por esse texto, mesmo porque isso não muda muita coisa, é só mais um detalhe das Escrituras Sagradas, Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário