quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Nova Jerusalém

O termo Nova Jerusalém ocorre duas vezes no Novo Testamento, nos cap. 3:12 e 21:2 do livro do Apocalipse. A palavra nova em Nova Jerusalém vem da palavra grega kainos, que tem um significado diferente de neos, a outra palavra grega usualmente traduzida como novo; Neos refere-se a algo novamente criado, enquanto kainos significa algo renovado ou refrescado.

Na revelação de apocalipse indica-se que as dimensões da Nova Jerusalem é de 12.000 estádios de comprimento e igual dimensão de largura e de altura (a cada estádio segundo a medida da antiguidade é de 185.20 metros do sistema métrico decimal atual) e 144 côvados a altura de seus muros (a dimensão de um côvado na antiguidade, se determinava pela medida que vai do cotovêlo até o dedo médio da mão, variando de 45 a 60 cm.) Isto é, o comprimento a largura e a altura da Nova Jerusalém é de 2.222 Km e o muro de 70 metros de altura aproximadamente. A Nova Jerusalém nada tem haver com tudo o que já vimos ou imaginamos que ela seja. Conhecemos os sistemas de uma cidade do mundo em que vivemos, e quando imaginamos a Nova Jerusalém o que temos em mente é aquilo que já visualizamos, que no caso são as cidades limitadas e com muitos problemas para serem resolvidos pelos administradores das mesmas. Porém, quando falamos na cidade Santa, temos que fazer algumas considerações:

a) Não existe penitenciárias, pois lá não entra criminosos.

b) Não existe hospitais, porque lá não haverá doentes.

c) Não existe nenhum sistema de segurança, não existe violência.

d)Não existe sistema de energia, porque a glória de Deus iluminará e nào haverá noite.

e)Não existe políticos, porque o governo é teocrático ( governo de Deus ).

f) Não existe cemitérios, não haverá mortos.

g)Não existe comércio, nada se vende e se compra.

h)Não existe aeroportos, não precisa de aviões.

i)Não existe mendigos, não haverá miséria.

j)Não existe sistema bancário.


Enfim, nada tem haver das cidades deste mundo em comparação com a Nova Jerusalém!

Segundo João na sua visão:

1- Os muros são de jaspe. Este mineral quebra com uma superfície lisa que seja usada para a ornamentação ou como uma Gema. Pode altamente ser lustrado e é usado para vasos, selos, e em uma vez para caixas de snuff. Quando as cores estão nas listras ou nas faixas, é chamado jasper listrado ou unido. O Egyptian Pebble é um jasper amarelo marrom. Existe um tipo de Jaspe negro chamado de Basanite ou Pedra-de-toque, usado para testar a pureza do ouro.Neste teste, risca-se o basanite com o objeto de ouro e a seguir, coloca-se ácido clorídrico sobre o risco, o ácido ataca o cobre e pela reação, sabe-se a qualidade do ouro.

2- A cidade é de ouro puro. O ouro puro é denominado ouro 1000 ou 24 quilates (24K). Na realidade, o ouro nunca tem uma pureza total, e a classificação mais alta cai para 999 pontos. O ouro 24K que chamamos de 100% puro equivale a 999 pontos na escala européia. O ouro 18K, que tem uma pureza de 75%, equivale a 750 pontos. Só que na Nova Jerusalém o ouro é realmente puro, ouro 1000.

3- Os fundamentos do muro da cidade eram adornados de toda a pedra preciosa.

3.1- Jaspe

3.2- Safira - (do hebraico: ספּיר Sapir) é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio (Al2O3), um mineral chamado corindon. Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações.

3.3- Calcedônia - variedade de quartzo.

3.4- Esmeralda - é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre desse grupo. Outras pedras do grupo do berilo são a água-marinha a morganite e o próprio berilo. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio . É altamente apreciada como gema e onça por onça é a pedra mais valiosa no mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, porém são essas inclusões que podem determinar se a gema é verdadeira. Tem dureza de 7.5 - 8.0 pontos na Escala de Mohs de dureza, no entanto esta dureza pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho das inclusões numa determinada pedra. As principais jazidas de esmeraldas são colombianas e pode ser encontrada também no Brasil e no Zimbábue. Sua transparência é de transparente a opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens:

* do grego "smaragdos"
* do hindu antigo, de significado "pedra verde"

A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.

3.5- Sardônica.

3.6- Sárdio - é uma variedade de calcedônia com cor castanha a castanha avermelhada e translúcida. Difícil de distinguir da cornalina uma vez que a diferença está apenas na cor ligeiramente mais intensa e acastanhada.

3.7- Crisólito - Variedade transparente de olivina.

3.8- Berilo - é um ciclossilicato de berílio e alumínio com fórmula química Be3Al2(SiO3)6. Os cristais hexagonais do berilo podem ser de tamanho muito pequeno ou atingir dimensões de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O berilo exibe fratura , tem uma concoidal dureza de 7,5-8, um peso específico de 2,63-2,80. Possui brilho vítreo e pode ser transparente ou translúcido. Clivagem basal fraca, com hábito bipiramidal dihexagonal. O berilo puro é incolor, mas é matizado freqüentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul , amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar).

3.9- Topázio - Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal e por isso as gemas ou outros espécimes finos devem ser seguradas com cuidado para evitar que apareçam falhas de clivagem. A fratura é concoidal e desigual. O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.

3.10- Crisópaso - Do gr. Khrysóprasos - é uma variedade de calcedónia (quartzo), composta na sua maioria por dióxido de silício. Tem uma coloração verde, que pode variar desde verde pálido até verde-escuro, passando por as nuances. A sua coloração deve-se ao níquel presente nesta pedra. Normalmente é uma gema translúcida, e pode ser uma pedra de grande valor comercial se for semi-transparente com uma boa cor (cor de maçã).
É uma pedra usada em joalharia que é conhecida desde a época dos antigos gregos e usada por estes. Não só era utilizada em sinetes como também em jóias da época.
Este mineral pode ser encontrado em solos lateríticos. Um dos principais processos de formação deste mineral acontece neste tipo de solos. Um solo laterítico (ou laterita) é um solo que é formado através da deposição de elementos do solo, como o ferro e o alumínio, que acabam por formar uma camada que impede que a água penetre no solo sob esta camada. Poderá acontecer que durante a formação desta camada, haja o transporte de sílica para níveis inferiores a esta camada, que é depositada, dando-se depois a formação deste mineral.

3.11- Jacinto - O Jacinto é uma pedra preciosa, da cor alaranjada, a primeira da Terceira ordem das doze pedras do sumo-sacerdote e o décimo-primeiro fundamento da Nova Jerusalém (Ap. 21:20).

3.12- Ametista - é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego, methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Entretanto, de acordo com o Rev. C. W. King, a palavra provavelmente é uma corruptela de um nome oriental da pedra. A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípicios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-sanxônicos na Inglaterra.

Imagine um muro de Jaspe com 12 fundamentos de pedras preciosas, com 70 metros de altura aproximadamente, por 4.937 km² de extensão aproximadamente. Que coisa fantástica de se ver, nada comparado com os muros da Terra, que por mais lindos e esplendorosos que sejam, não chega aos pés do muro da Nova Jerusalém.

4- A cidade tem 12 portas – Cada porta é uma pérola.

5- A praça da cidade – feita de ouro puro, como vidro transparente.

6- No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio. Estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore {são} para a saúde das nações.


Paulo tinha razões sobejas quando disse: Mas, como está escrito: {As coisas} que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem {são} as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus,

1 Corínthios 2.9 ,10. Estejamos preparados porque a qualquer momento estaremos adentrando nos portais desta maravilhosa cidade, preparada para aqueles que aceitam Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor e permanece fiel a sua palavra, Amém!!!

Um comentário:

  1. muito lindo essa passagem sobre a nova jerusalém,
    sou apaixonado pela bíblia que DEUS abençoe ao pastor MARCOS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir