segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LUTAS, SINAL DE VITORIAS


1 Sm. 30 narra a vitória de Davi sobre os amalequitas em Ziclague. Vamos então, começar nosso estudo identificando, o lugar do conflito "Ziclague" e o povo inimigo de Davi "amalequitas". Ziclague - era uma cidade que ficava ao sul de Judá, e que fora dada a Davi por Aquis, rei de Gate (cidade Filistéia onde Golias nasceu). Ziclague significa "sinuoso". Estando em Ziclague muitos homens e suas famílias uniram-se a Davi e passaram a morar com ele nesta cidade (1 Sm 22.2). Os amalequitas eram inimigos de Davi, descendentes de Amaleque (neto de Esaú), Davi era descendente de Jacó. E Este povo já havia recebido da parte de Deus julgamentos anteriores:

Ex. 17.14 - "Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu".

Êxodo 17.16 - "E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração".

1Sm 15.2 - "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito".

Podemos observar em todos os acontecimentos do capítulo 30 de 1º Samuel, a Soberania e o Propósito de Deus neste episódio em Ziclague. Como Tudo estava sob Seu controle. Muito embora, não parecesse.

1. Todos temos lutas distintas, mas, um adversário comum.

Davi representa todo aquele que serve ao Senhor e busca fazer sua vontade. Olhando para o seu exemplo, percebemos que mesmo servindo a Deus não estamos isentos de dificuldades. Certa ocasião Jesus, declarou: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais (verbo no tempo presente) paz em mim. No mundo, tereis aflições (ato de prensar, imprensar, pressão, - metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas); mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33)

Em outras palavras Jesus estava dizendo: - Podem ficar certos de uma coisa, vocês terão problemas! E isto eu vos digo para que ninguém vos engane dizendo ao contrário, e para que vocês busquem a paz que precisarão nestes momentos difíceis, em mim.

Portanto, afirmar o contrário é pura ilusão!

Os Amalequitas, inimigos de Davi, que entraram em Ziclague, puseram fogo em tudo, roubaram seus bens, suas esposas e filhos. Eles representam Satanás e suas hostes infernais, que estão preparados para nos atacar, tão somente encontrem uma oportunidade para fazê-lo. Existem muitos pais, servos do Senhor Jesus, que choram por um filho desviado dos caminhos de Deus e seduzido por um vício, ou, uma filha escrava da prostituição, rebelde. Outros, com aquele ente querido no fundo de uma cama com câncer, AIDS ou qualquer outra enfermidade. Homens de negócios que perderam todos os seus bens, e conseqüentemente suas esposas e família, falência total.

Isto pra não falar do mal do século, que são as doenças psicossomáticas: depressão, medo, e uma infinidade de outros sentimentos capazes de levar uma pessoa até mesmo ao suicídio. Vidas saqueadas pelo Diabo!

Além de ser a adversidade uma realidade deste mundo corrompido, temos um adversário comum, pronto para nos causar dificuldades das mais diversas:

Efésios 6.12 - "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".

João 10.10 - "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

1 Pedro 5.8 - "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".

Davi e seus homens sabiam que seus filhos seriam escravizados e maltratados. Sabiam que suas filhinhas e mulheres seriam estupradas, envergonhadas. Davi era um guerreiro e sabia como "o conquistador" procedia para com o "conquistado". Então, 1Sm 30:4, declara que eles choraram....

2. A primeira reação ante das dificuldades.

Davi e seus homens choram, erguem a sua voz em prantos. Choram até não terem mais forças! (v.4) Depois, Davi se angustiou (v.6) - "angustiou-se" - heb. "Afligiu-se, ficou apertado", porque o povo falava em apedrejá-lo.

Podemos chorar quando vem a tribulação, podemos nos sentir apertados, angustiados não é errado. É humano! No entanto, erramos quando permanecemos e nutrimos estes sentimentos.

O povo buscava um culpado pela tragédia. E hoje fazemos o mesmo ante nossas dificuldades. Estamos sempre procurando alguém para culpar pelos nossos fracassos, sempre! E se não encontramos nesta terra alguém para culpar, culpamos Deus.

Só que Davi não fez nada disto. Não culpou, ou condenou absolutamente ninguém. Mas a palavra do Senhor fala que Davi se reanimou no Senhor! Aleluia!

3. A reação daquele que serve ao Senhor.

"Davi se reanimou no Senhor". (ARA)
"O Senhor Deus lhe deu coragem". (NTLH)
"Porém ele se confortou no Senhor em Jeová seu Deus". (TB)
"Davi se esforçou no Senhor". (ARC)
"Davi consulta ao Senhor" (v.7)

(Bíblias nas versões: ARA – Almeida Revista e Atualizada / NTLH - nova tradução na linguagem de hoje / TB - tradução brasileira / ARC – Almeida Revista e Corrigida).

Davi lembrou-se de quem era seu Deus, e reanimou-se NELE. E não só isso, mas buscou a "Sua" orientação no meio do conflito, e obteve resposta de Deus:

"Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás". 1Sm 30.8


4. A Vitória pertence aos filhos de Deus.

Davi seguiu a orientação dada pelo Senhor passo a passo. Perceba que Deus não deu a solução, ou a resposta imediatamente. Ele não disse vá até determinado lugar que os amalequitas estarão lá, assim e assim. Claro que o Senhor poderia assim fazê-lo. Mas não foi assim que aconteceu. Após receber a resposta de Deus, Davi não sabia pra onde ir. Mas ele creu na promessa de vitória e ficou na dependência do Senhor.

Pra onde ir? Vamos pela direita.... E agora? Vamos pela esquerda.... E agora? Olha um egípcio ali na frente quase morto.... é inimigo! Vamos matá-lo? Não, vamos ter misericórdia, quem sabe?

E foi exatamente através das informações obtidas através do egípcio que Davi e seus homens localizaram seus inimigos.

A palavra do Senhor narra, que Davi e os seus combateram desde o raiar do dia, até o sol se pôr. E foram mais que vitoriosos! Lutaram , venceram, e voltaram para seus lares com muitos despojos, pois os amalequitas estavam vindo de outras lutas, não haviam passado só por Ziclague, mas por outros lugares e trazido despojos que agora pertenciam a Davi.

5. As vitórias obtidas devem ser divididas.

Os últimos versículos de 1Sm 30 dizem que Davi além de dividir entre seus soldados dos despojos, dividiu-os entre cidades e príncipes vizinhos.

Trata-se de um princípio. Devemos dividir as experiências obtidas nas lutas e vitórias, com todos aqueles que nos cercam, para que tenham suas vidas fortalecidas e edificadas no Senhor. Para que o nome do Senhor seja glorificado através do nosso testemunho e para que todos saibam que há Deus em Israel. Que cuida, orienta, supre, capacita e respalda o seu povo. Aleluia! Não devemos nos calar, mas proclamar que: HÁ SALVAÇÃO EM DEUS!

2 comentários:

  1. Paz, Pr. Marcos!

    Por indicação do nobre Pr. Guedes, estou me tornando seguidor do vosso blog e colocando-o em nossa lista de blogs interessantes.

    Deus continue abençoando vossa vida e ministério, para que todos quanto acessem esse blog possam ser abençoados pelos artigos aqui postados.

    Em Cristo,

    Elian Soares
    Philadelfia - Evangelismo e Louvor
    www.evangelismoelouvor.com

    ResponderExcluir
  2. Paz irmão Elian, obrigado por publicar meu blog. Que Deus continue lhe abençoando, um grande Abraço e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir