segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Contra quem lutamos?

A Bíblia afirma: «Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.» Ef 6:12.

Há dois oponentes convivendo dentro de mim. Constantemente eles combatem. Ganha sempre o que estiver mais preparado para a peleja. A preparação consiste em alimentação e treinamento. As fontes das quais eu bebo definem qual dos lutadores será contemplado. Contemplado com energia e preparo. Quanto mais alimentado e preparado, mais forte este se torna. E o próximo confronto já está definido antes de seu começo. Muito embora, se engana aquele que acredita que a carne é a inimiga infame. Quem está vivo é carne, e quem vive com o Espírito é carne em parte também. Esta é a razão que define o maior privilégio do ser humano; ser carne, mas escolher frustrá-la em nome do Espírito. Não lutamos contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades. E essa máxima define o nosso inimgo. Não é este o nosso corpo nem a natureza humana. O inimigo é toda a gama de planos ardilosos que o caído, juntamente com seus comparsas, arquiteta contra nós, os servos do Rei. Portanto, lutar pela santidade não é apenas privação carnal, santidade é combater o bom combate espiritualmente e repreender em oração todo ataque que pode se suceder. Santidade é dobrar os joelhos e lutar como um soldado, honrando a farda que o Altíssimo nos confiou. A nossa revolta, nosso ódio nunca devem se refletir no ser humano, mas sempre contra as forças espirituais da maldade, que não poucas vezes agem contra o ser humano. E infelizmente, através de seres humanos que se deixam ser usadas pelo Diabo, fazendo guerrilhas, confusões e intrigas. Deus não se agrada de tais atitudes. Pessoas que assim procedem precisam aprender que a nossa luta não é contra os seres humanos e muito menos irmãos em Cristo, que por sinal estão lutando para chegar no mesmo lugar, o céu!

ALGUÉM NO MEIO DA GUERRA E NÃO SABE

Pensemos em alguém que está no meio de uma guerra, mas não sabe. Ou então alguém que foi recrutado e enviado para o furor de uma batalha, mas que se recusa a aceitar e acreditar. Pensa que está tudo muito bem, que tudo é normal e que precisa é relaxar um pouco. Enquanto os tiros e as bombas são atirados à volta da sua casa, ele não se apercebe. Está ocupado demais pensando como utilizar o seu tempo para descansar e não fazer nada.Quando finalmente decide sair de casa, não leva nenhuma arma nem equipamento.O que será que lhe vai acontecer?...Creio que todos nós poderíamos facilmente responder a esta pergunta sem nos enganarmos. Estamos diante de um ato da mais perfeita loucura com consequências inevitavelmente trágicas. No entanto há uma situação que é ainda mais trágica: cristãos que estão no meio de uma guerra mais decisiva e feroz que qualquer guerra física, mas não o sabem (ou teimam em não acreditar). Que loucura! Viver no meio da guerra desarmado, despreparado e desapercebido. A morte é certa, não importa quantos cânticos de vitória o cristão entoe, ou quantos cultos frequente.



TEMPO DE LUTAR COM DETERMINAÇÃO E CORAGEM

Não temos que lutar contra a carne e o sangue (contra as pessoas). Chega de lutarmos uns contra os outros! Lutas entre famílias; lutas entre gerações; lutas entre igrejas; lutas entre denominações (há quem diga que a Igreja é o único exército que luta contra si próprio). Isso tem que acabar! No entanto, é necessário lutar. Não há nada a temer, pois Jesus prometeu a vitória, mas é fundamental vestir toda a armadura de Deus (Ef 6:11) e lutar, orando e vigiando em todo o tempo (Ef 6:18). Só desta forma poderemos cantar e saborear a vitória.Temos que sujeitar-nos a Deus e resistir ao Diabo para que ele possa fugir (Tg 4:7). Não podemos conformar-nos com este mundo (Rm 12:2), mas vencê-lo pela nossa fé (1Jo 5:4), derrubando todas as muralhas (2Co 10:4) da religião, do cepticismo, do comodismo, do materialismo e consumismo, dos prazeres sensuais e imediatos e de tudo o que se levante contra o conhecimento de Deus (2Co 10:5). Precisamos vencer a nossa carne, alimentando o nosso espírito (Gl 5:16,17) e sendo continuamente cheios do Espírito de Deus (Ef 5:18).Este é o tempo de despertarmos para esta realidade e lutarmos com determinação e coragem. Se, como bons soldados de Cristo, não nos embaraçarmos com os negócios desta vida (2Tm 2:4), mas estivermos prontos a tudo o que o Supremo Capitão ordenar, experimentaremos uma grande vitória e construiremos uma igreja poderosa, avivada, sempre crescente, que conquistará esta geração e esta terra para Deus.



CONQUISTA FINAL

Deus quer nos usar para o crescimento do reino celestial. Prendamo-nos naquilo que realmente é o alvo de nossa luta, as hostes e potestades dos ares (demônios); e aos seres humanos vamos dedicar o nosso amor a maior virtude que fala o apóstolo Paulo. O mesmo apóstolo faz um resumo e diz que se nós tivermos tudo e não tivermos amor de nada vale. Procedendo assim vamos mudar a história de muitas pessoas, as quais serão libertas das garras de Satanás e terão o mesmo direito que nós, de serem chamadas filhos de Deus! Amém.

Um comentário:

  1. Maravilhoso,estava escrevendo sobre isso ,e queria saber o texto e entrei aqui,e li isso,em uma nova perspectiva.Obrigada.

    ResponderExcluir