sábado, 14 de agosto de 2010

VOCÊ ACREDITA EM PREDESTINAÇÃO?

Apesar de muitos cristãos acharem que predestinação não existe, ela esta inserida nas sagradas escrituras com muita veemência e veracidade! A palavra predestinação quer dizer: destinar antes. Por exemplo: E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo; Ap.13.8. Nesse texto encontramos algo relacionado com a predestinação, ou seja, o plano da salvação estava completo desde a fundação do mundo, porém só se concretizou com a encarnação, morte e ressurreição de Cristo. Todas as coisas foram criadas por Deus, para quem acredita no criacionismo, isto é ponto pacífico. Deus destinou todas as coisas antes que elas fossem criadas. Logo, todas as coisas criadas foram predistinadas por Deus. Quando vai construir uma casa ou prédio, antes se faz um projeto e tudo de acordo com o interesse das pessoas diretamente ligadas a esse projeto. Da mesma forma, sendo Deus o construtor absoluto do Universo, todas as coisas foram criadas por ele e para ele como afirma o apóstolo Paulo. Porque nele foram criadas todas {as coisas} que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele; Cl 1.16.

O Inferno por exemplo é um lugar predestinado para o diabo e seus anjos. Então, dirá também {aos que estiverem} à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mt25.41. Contudo isso devemos ser equilibrados quando falamos em predistinação com relação a salvação!! É aqui que existe um grande debate daqueles que são adeptos de Agostinho de Hipona e João Calvino. Vejamos o que eles ensinaram: Ensinaram que a predestinação de Deus é fruto de sua onisciência, como presciência, cuja qual, Ele rege de acordo com a Sua vontade e absoluta soberania, em relação as pessoas e acontecimentos. E numa forma insondável, por muitas vezes não compreensível ao nosso entendimento, Deus age continuamente com liberdade total, de forma a realizar a Sua vontade completamente. Por outras palavras, o Calvinismo baseia a sua doutrina da predestinação na perspectiva de que Deus predestina a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Ora, se isso fosse verdade, para que Jesus mandaria pregar o evangelho, uma vez que os que já são salvos estão predestinados? Jesus veio para todos os seres humanos de todos os tempos, sem acepção de pessoas. A morte de Jesus serviu para justificação de todos que crêem nele e o aceite como seu único e suficiente salvador! Agora concordar com a doutrina calvinista, salvo uma vez, salvo para todo o sempre, vai contra todos os estudos de hermenêutica dos textos que irei citar abaixo:


E sereis aborrecidos por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo; Mc 13.13. Trabalhando com a hermenêutica (ciência de interpretação de textos), e se nao perseverar até o fim? Obviamente que nao se salvará!

Nada temas das {coisas} que hás de padecer. Eis que o diabo lançará {alguns} de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida, Ap 2.10. E se não for fiel até a morte? Não terá a coroa da vida!!

Entrai pela porta estreita, porque larga {é} a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita {é} a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem, Mt 7.13-14. Ora se existem duas portas, uma estreita e uma larga, temos duas opções, ser salvos através da porta estreita e condenados entranto pela porta larga! Tem um princípio em hermenêutica que diz que a Bíblia interpreta Bíblia. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias; Mt 24.22. Poderíamos ainda citar observações que Jesus deixou em relação ao inimigo de nossas almas, o diabo, pois o mesmo anda ao nosso derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar, vigilância total, dia e noite. Porque alguém que abraçou a Cristo pode ser enganado pelo inimigo e perder a salvação. Então diante dos argumentos já sobrepostos, podemos afirmar sem medo de errar, uma vez salvo, salvo para todo o sempre e não está correndo risco de perder a salvação não tem apoio bíblico, se alguém quiser argumentar mais sobre o assunto, estarei a disposição para maiores esclarecimentos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário