sábado, 14 de agosto de 2010

Apologética, você sabe o que é?

Definição: A apologética é a ciência ou disciplina racional que se esforça por apresentar a defesa da fé religiosa, existindo dentro e fora da Igreja cristã. O termo é usado em contraste com polêmica, que é um debate efetuado entre cristãos a fim de determinar a verdadeira posição cristã sobre alguma questão específica. Presumidamente, a apologética aborda questões definidas por alguma fé religiosa específica com o cristianismo, mas que são negadas pelos incrédulos. No uso comum, a palavra é usualmente empregada para indicar a defesa do cristianismo. Positivamente, a apologética tenta elaborar e defender uma visão cristã de Deus, da alma e do mundo, uma visão apoiada por raciocínios reputados capazes de convencer os não-cristãos da veracidade das doutrinas envolvidas. Negativamente, trata-se de um esforço para antecipar possíveis pontos de ataque, defendendo a doutrina cristã contra tais ataques.

A palavra. O termo vem do grego, apologia, , uma resposta ao ataque (Atos 26.1; 1Ped. 3.16). Então Agripa disse a Paulo: Tens permissão para te defenderes. Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: Atos 26.1

Tende uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo. 1 Ped. 3.16 – A defesa dos maus falatórios foi o bom procedimento em Cristo.

O famoso diálogo de Platão, a Apologia, expõe a defesa de Sócrates diante de seus acusadores.
Base bíblica. Alguns fazem oposição a qualquer defesa da fé cristã, supondo que o conhecimento da verdade por meio da revelação é perfeito, e não requer qualquer raciocínio humano em sua defesa. Porém a idéia que a revelação, coada por mentes humanas, é perfeita, capaz assim de produzir um perfeito corpo de verdades conhecidas, não passa de um dogma formulado pelo homem, e não uma doutrina da própria Bíblia. De fato, essa idéia é uma apologia em favor de um dos modos de se obter conhecimento. Em qualquer instância em que algum argumento é apresentado nas Escrituras, não diretamente alicerçado sobre algum texto de prova, dentro da Bíblia, é uma apologia dentro dos livros sacros. Tomemos como exemplo o primeiro capítulo da epístola aos Romanos. Paulo mostra a culpa e a impossibilidade da defesa dos pagãos, diante da mente divina. Ele erige uma apologia em favor de certas idéias básicas, e muitos capítulos das epístolas de Paulo podem ser encarados por esse prisma.


Motivos bíblicos em favor da apologética.

1- O trecho de 1 Ped. 3.15 faz esta declaração direta. ...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. Fica entendido que tal resposta conterá raciocínios acerca da fé, e não apenas textos de prova extraídos da Bíblia.
2- Novo Testamento há muita apologia, em certo sentido, o próprio volume sagrado é uma apologia em prol da nova religião, em conflito com o antigo judaísmo e com o paganismo. O cristianismo enfrentou um sistema helenizador, no qual a filosofia tinha grande peso. No décimo sétimo capítulo de Atos, Paulo não hesitou em apelar diretamente à apologética, utilizando argumentos filosóficos, procurando atender os atenienses. O evangelho de Lucas é uma apologia escrita pra um oficial romano, a fim de procurar conquistar posição oficial para a nova fé, fazendo assim estancar a perseguição. ...para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído. Lc 1.4. Essa era a certeza que Lucas procurou transmitir aos seus leitores. As próprias denominações cristãs são atividades apologéticas. Alguns têm imaginado que a apologia é uma espécie de falta de fé , e não de defesa da fé. Tais pessoas partem do pressuposto que a fé não precisa ser defendida. Mas com isso se esquecem que os homens interpretam a fé das mais variadas maneiras. Qual é a fé que não precisa ser defendida? Se alguém retrucar que é a fé bíblica poderíamos perguntar, e porque tanta divergência com relação as doutrinas fundamentais de cada igreja? Muito mais se verifica quando saímos das fronteiras da Igreja cristã e conversamos com os incrédulos bem informados acerca da fé. Eles têm informações suficientes para saber que tal fé, em qualquer forma que ela assuma, tem tal forma precisamente por causa de uma apologia por detrás da mesma e que caracteriza alguma denominação particular. Cada denominação tem sua própria apologia que dá forma às suas doutrinas e ao seu sistema, a despeito da reivindicação de que aquilo que é exposto é apenas a fé bíblica. Esses fatos não anulam nem a fé e nem a verdade, mas requerem uma cuidadosa apologia a respeito da fé, examinando-a, definindo-a e promovendo-a.




Nenhum comentário:

Postar um comentário